O Secretario do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, Washington Fajardo, ofereceu a Steve Jobs a oportunidade de abrir uma Apple Store que é a loja própria da Apple e a recusa veio por e-mail.

Jobs então disse: “Não podemos nem exportar os nossos produtos com a política maluca de taxação super alta do Brasil. Isso faz com que seja muito pouco atraente investir no país.” e ainda completa dizendo que “muitas companhias high-tech se sentem assim também”, de acordo com trechos da coluna “Gente Boa”, editada por Joaquim Ferreira dos Santos, do jornal “O Globo” de sábado, onde a notícia foi publicada. A assessoria de imprensa da Apple no Brasil não pode confirmar a informação.

A notícia se espalhou e foi comentada com mais profundidade no ifoAppleStore.com, alem de está sendo discutido em diversas redes sociais, como o twitter. Na América Latina não existem lojas oficiais da Apple mesmo com os produtos oferecidos estarem em bastante crescimento, principalmente no Brasil e México.

Mesmo sem a certeza de que Steve Jobs, o próprio, escreveu o e-mail em resposta a Fajardo, mas a mensagem segue seu estilo conhecido por todos: curto e grosso; e traz a mensagem de que não fomos esquecidos aqui na América do Sul, apenas nossa política econômica internacional que não é atrativa para atrair empresas de alta tecnologia, como a Apple.