O Porto Digital está em expansão e vai ganhar um novo espaço no bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana. A nova operação da organização social foi divulgada hoje pela Prefeitura do Recife. A expectativa é de que o empreendimento gere 20 mil empregos até o ano de 2020. Atualmente, o polo de tecnologia é responsável pela manutenção de 6,7 mil postos de trabalho, com renda média mensal de R$ 2,7 mil.

A nova base para a operação de empresas da área de tecnologia deve ocupar o quadrilátero entre as Avenidas Cruz Cabugá, Mário Melo, Norte e Rua da Aurora. “A nossa pretensão é desenvolver outras áreas que tenham o mesmo sucesso, como a da economia criativa, com cinema e moda, biotecnologia para dar suporte aos polos médico e farmacêutico, e uma nova estruturação para o polo eletroeletrônico”, disse o prefeito João da Costa.

De acordo com o presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Francisco Saboya, "Estamos instalações e prédios antigos já estão sendo adaptados e reformados para receber as empresas de tecnologia. "Esta nova área vai atuar na produção de games, cine vídeo, multimídia, design e publicidade", prevê Saboya.O prefeito assinou ainda, pela manhã, um protocolo para a criação de comitês permanentes para dinamizar a cadeira produtiva nas área de fármacos e de eletroeletrônica. Na área de biotecnologia, por exemplo, a cidade deve unificar as operações industriais num único local. “Pensamos em colocar as empresas próximas à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lá, elas podem trocar tecnologias e equipamentos”, argumentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

Da Redação do Diário de Pernambuco