Plano de Ensino do 5º Período
16:30:00
Postado por kleber
1. PROGRAMAÇÃO IV
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE
I
·
Introdução
a Linguagem HTML
·
XHTML
·
CSS
- Folhas de Estilo em Cascata
·
JavaScript
·
Funções
·
Interfaces
de componentes
·
Manipulação
dinâmica de componentes
UNIDADE
II
·
Linguagem
XML
·
Dimensões
e documentos
·
Processamento
·
Estrutura
semântica
·
Transformações
·
SGML
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1.
TYLE, Denise. LEMAY. Laura. APRENDA A CRIAR PÁGINAS WEB COM HTML E XHTML
COLBURN, Rafe PEARSON EDUCATION 2002
2.
NIEDERAUER, Juliano. DESENVOLVENDO WEBSITES COM PHP: APRENDA A CRIAR WEBSITES
DINÂMICOS E INTERATIVOS COM PHP E BANCOS DE DADOS. NOVATEC 2004
3.
MARCONDES, Christian Alfim HTML 4.0 FUNDAMENTAL : A BASE DA PROGRAMAÇÃO PARA
WEB 2ed. ÉRICA 2007.
2. PROJETO DE BANCO DE DADOS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
·
Introdução
·
Administração
de Dados
·
Abstração
de Dados - projeto descendente e ascendente
·
Modelagem
Conceitual
·
Modelagem
Física - dicionário de dados, indices, chaves, visões, ...
·
Cardinalidade
(mínima e máxima)
·
Generalização
e Especialização
·
Auto-relacionamento
·
SQL
Avançado
·
Replicação
de Dados
·
Triggers
·
Stored
Procedures
·
Bancos
de Dados Orientados a Objetos
·
Apresentação
do projeto da disciplina
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1.
ABREU, Mauricio.MACHADO, Felipe. PROJETO DE BANCO DE DADOS: UMA VISÃO PRÁTICA
15ed. ÉRICA 2007.
2.
COUGO, Paulo Sérgio. MODELAGEM CONCEITUAL E PROJETO DE BANCOS DE DADOS. CAMPUS
1997.
3.
GUIMARÃES, Célio Cardoso. FUNDAMENTOS DE BANCO DE DADOS: MODELAGEM, PROJETO E
LINGUAGEM SQL. 1ed. UNICAMP 2008.
3. SISTEMAS OPERACIONAIS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I
Unidade
·
Introdução
a Sistemas Operacionais
·
Processos
e Threads
·
Deadlocks
II
Unidade
·
Gerenciamento
de Memória
·
Sistemas
de Arquivo
·
Gerenciamento
de Entrada/Saída
·
Estudo
de Caso com Debate: Windows x Linux (Trabalho)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1.
TANENBAUM, Andrew S. SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS. Pearson, 2ª Edição, 2005.
2.
OLIVEIRA, Romulo S., CARISSIMI, Alexandre S., TOSCANI, SIMÃO. SISTEMAS
OPERACIONAIS. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 2001.
3.
MACHADO, Francis B., MAIA, Luiz P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. Rio de
Janeiro: LTC, 1997.
4. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade
I
·
Introdução
e Conceitos Básicos.
·
Agentes
Inteligentes e Sistemas Multiagentes.
·
Estratégias
de Pesquisa em Espaços de Estados.
·
Representação
e Raciocínio.
·
Elaboração
de Planos.
·
Modelos
Conexionistas.
Unidade
II
·
Sistemas
Subsimbólicos.
·
Complexidade,
Caos e Auto-organização.
·
Aprendizado
de Máquina.
·
Comunicação,
Percepção e Ação.
·
Aplicações
Avançadas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1.
NASCIMENTO JÚNIOR, Cairo Lúcio EDGARD BLÜCHER. YONEYAMA, Takashi. INTELIGÊNCIA
ARTIFICIAL EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO 2004
2.
RUSSEL, Stuart/ NORVIG, Peter, Inteligência Artificial, Ed. Campus, 2003
3.
HAYKIN, Simon. REDES NEURAIS: PRINCIPIOS E PRÁTICA 2ed. BOOKMAN 2007
5. COMPUTAÇÃO GRÁFICA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE
I
·
Introdução
·
Apresentação
do plano de curso e avaliação
·
A
disciplina no currículo e integração com outras disciplinas
·
A
disciplina na formação do profissional
·
Histórico
e aplicações da Computação Gráfica
·
Sistemas
e Equipamentos Gráficos
·
Representação
Vetorial e Matricial
·
Representação
e apresentação Vetorial
·
Representação
e apresentação Matricial
·
Vantagens
e desvantagens dos dois métodos
·
Algoritmos
de Conversão Matricial de Primitivas Gráficas
·
Algoritmos
para desenhar retas
·
Algoritmos
para desenhar círculos
·
Algoritmos
para desenhar elipses e arcos
·
Técnicas
anti-serrilhado (antialasing)
·
Transformações
Geométricas
·
Transformação
de escala
·
Espelhamento
·
Transformação
de translação
·
Transformação
de rotação
·
Matriz
de transformação
·
Combinação
das transformações
UNIDADE
II
·
Sistemas
de Coordenadas
·
Sistema
de coordenadas do mundo
·
Sistema
de coordenadas normalizadas
·
Sistema
de coordenadas do dispositivo
·
Algoritmos
de Recorte
·
Recorte
de pontos
·
Recorte
de linhas
·
Recorte
de polígonos
·
Algoritmos
de Projeção
·
Transformações
de projeção
·
Projeções
cônicas
·
Sintetização
de Imagens
·
Tratamento
de linhas e superfícies escondidas
·
Sombreamento
·
Formas
e modelos geométricos
·
Modelagem
de Objetos Sólidos
·
Malhas
poligonais
·
Representação
e tratamento de objetos sólidos
Avaliação
·
Avaliação
do conteúdo do curso
·
Avaliação
de atuação do aluno e do professor
·
Avaliação
das condições em que se desenvolve o curso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1.
AZEVEDO, Eduardo. COMPUTAÇÃO GRÁFICA: GERAÇÃO DE IMAGENS 8ed. CAMPUS 2003
2.
Rafael C GONZALEZ, PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS EDGARD BLÜCHER. 2000
3.
BORGES, José Antonio. Introdução às técnicas de computação gráfica 3D. Rio de
Janeiro : SBC, 1988.
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