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1.    PROGRAMAÇÃO IV

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I
·         Introdução a Linguagem HTML
·         XHTML
·         CSS - Folhas de Estilo em Cascata
·         JavaScript
·         Funções
·         Interfaces de componentes
·         Manipulação dinâmica de componentes

UNIDADE II
·         Linguagem XML
·         Dimensões e documentos
·         Processamento
·         Estrutura semântica
·         Transformações
·         SGML

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. TYLE, Denise. LEMAY. Laura. APRENDA A CRIAR PÁGINAS WEB COM HTML E XHTML COLBURN, Rafe PEARSON EDUCATION 2002
2. NIEDERAUER, Juliano. DESENVOLVENDO WEBSITES COM PHP: APRENDA A CRIAR WEBSITES DINÂMICOS E INTERATIVOS COM PHP E BANCOS DE DADOS. NOVATEC 2004
3. MARCONDES, Christian Alfim HTML 4.0 FUNDAMENTAL : A BASE DA PROGRAMAÇÃO PARA WEB 2ed. ÉRICA 2007.

2.    PROJETO DE BANCO DE DADOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

·         Introdução
·         Administração de Dados
·         Abstração de Dados - projeto descendente e ascendente
·         Modelagem Conceitual
·         Modelagem Física - dicionário de dados, indices, chaves, visões, ...
·         Cardinalidade (mínima e máxima)
·         Generalização e Especialização
·         Auto-relacionamento
·         SQL Avançado
·         Replicação de Dados
·         Triggers
·         Stored Procedures
·         Bancos de Dados Orientados a Objetos
·         Apresentação do projeto da disciplina

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. ABREU, Mauricio.MACHADO, Felipe. PROJETO DE BANCO DE DADOS: UMA VISÃO PRÁTICA 15ed. ÉRICA 2007.
2. COUGO, Paulo Sérgio. MODELAGEM CONCEITUAL E PROJETO DE BANCOS DE DADOS. CAMPUS 1997.
3. GUIMARÃES, Célio Cardoso. FUNDAMENTOS DE BANCO DE DADOS: MODELAGEM, PROJETO E LINGUAGEM SQL. 1ed. UNICAMP 2008.

3.    SISTEMAS OPERACIONAIS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I Unidade
·         Introdução a Sistemas Operacionais
·         Processos e Threads
·         Deadlocks

II Unidade
·         Gerenciamento de Memória
·         Sistemas de Arquivo
·         Gerenciamento de Entrada/Saída
·         Estudo de Caso com Debate: Windows x Linux (Trabalho)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. TANENBAUM, Andrew S. SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS. Pearson, 2ª Edição, 2005.
2. OLIVEIRA, Romulo S., CARISSIMI, Alexandre S., TOSCANI, SIMÃO. SISTEMAS OPERACIONAIS. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 2001.
3. MACHADO, Francis B., MAIA, Luiz P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

4.    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I
·         Introdução e Conceitos Básicos.
·         Agentes Inteligentes e Sistemas Multiagentes.
·         Estratégias de Pesquisa em Espaços de Estados.
·         Representação e Raciocínio.
·         Elaboração de Planos.
·         Modelos Conexionistas.


Unidade II
·         Sistemas Subsimbólicos.
·         Complexidade, Caos e Auto-organização.
·         Aprendizado de Máquina.
·         Comunicação, Percepção e Ação.
·         Aplicações Avançadas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. NASCIMENTO JÚNIOR, Cairo Lúcio EDGARD BLÜCHER. YONEYAMA, Takashi. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO 2004
2. RUSSEL, Stuart/ NORVIG, Peter, Inteligência Artificial, Ed. Campus, 2003
3. HAYKIN, Simon. REDES NEURAIS: PRINCIPIOS E PRÁTICA 2ed. BOOKMAN 2007

5.    COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I
·         Introdução
·         Apresentação do plano de curso e avaliação
·         A disciplina no currículo e integração com outras disciplinas
·         A disciplina na formação do profissional
·         Histórico e aplicações da Computação Gráfica
·         Sistemas e Equipamentos Gráficos
·         Representação Vetorial e Matricial
·         Representação e apresentação Vetorial
·         Representação e apresentação Matricial
·         Vantagens e desvantagens dos dois métodos
·         Algoritmos de Conversão Matricial de Primitivas Gráficas
·         Algoritmos para desenhar retas
·         Algoritmos para desenhar círculos
·         Algoritmos para desenhar elipses e arcos
·         Técnicas anti-serrilhado (antialasing)
·         Transformações Geométricas
·         Transformação de escala
·         Espelhamento
·         Transformação de translação
·         Transformação de rotação
·         Matriz de transformação
·         Combinação das transformações

UNIDADE II
·         Sistemas de Coordenadas
·         Sistema de coordenadas do mundo
·         Sistema de coordenadas normalizadas
·         Sistema de coordenadas do dispositivo
·         Algoritmos de Recorte
·         Recorte de pontos
·         Recorte de linhas
·         Recorte de polígonos
·         Algoritmos de Projeção
·         Transformações de projeção
·         Projeções cônicas
·         Sintetização de Imagens
·         Tratamento de linhas e superfícies escondidas
·         Sombreamento
·         Formas e modelos geométricos
·         Modelagem de Objetos Sólidos
·         Malhas poligonais
·         Representação e tratamento de objetos sólidos

Avaliação

·         Avaliação do conteúdo do curso
·         Avaliação de atuação do aluno e do professor
·         Avaliação das condições em que se desenvolve o curso

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. AZEVEDO, Eduardo. COMPUTAÇÃO GRÁFICA: GERAÇÃO DE IMAGENS 8ed. CAMPUS 2003
2. Rafael C GONZALEZ, PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS EDGARD BLÜCHER. 2000
3. BORGES, José Antonio. Introdução às técnicas de computação gráfica 3D. Rio de Janeiro : SBC, 1988.